PROJETO " PERMACULTURA NO BAIRRO" É DESENVOLVIDO PELA ONG CAAPUÃ INCLUINDO TECNOLOGIAS E INOVAÇÕES PARA A SOCIEDADE- VEJA MATÉRIA ABAIXO

IPEC-PIRINÓPOLIS - GO

IPEC- PIRINÓPOLIS- GO

A ong Caapuã e o CJ Caipira realizaram oficinas de permacultura em propriedades agricolas, onde desenvolveram a construção de espirais de ervas, e levantaram propostas para a construção de banheiros secos ( humus sapiens) , horta mandala,circulo de bananeiras, biorremediação, bio-construção ( super adobe) e filtros biológicos.
Permacultura é um sistema de "design" para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza (Bill Mollison).
A Permacultura foi desenvolvida no início dos anos 1970 na Austrália por Bill Mollison e David Holmgren, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.
A palavra originou-se da expressão "permanent agriculture", porém hoje, devido a sua maior abrangência, a expressão inicial foi substituída por "cultura permanente".
A permacultura não se enquadra em nenhuma disciplina, sendo na prática um arcabouço de conhecimentos transdiciplinares, abrangendo desde agricultura, arquitetura, ciências naturais, economia solidária, etc..
A Permacultura trata de elementos como plantas, animais, edificações e infra-estruturas (água, energia, comunicações), bem como, dos relacionamentos que podemos criar entre eles conforme sua composição em um terreno.
Um exemplo disso foi um programa direcionado ao bairro do Rincão no município de São Miguel Arcanjo - SP- e região , Onde a ONG CAAPUÃ e membros do CJ - CAIPIRA construiram um espiral de ervas , e exemplificaram de forma positiva as maneiras de reutilizar materiais em benefício da natureza e direcionar os métodos de construção utilizando menor espaço em maior eficiência.
O ESPIRAL:
As espécies de plantas inseridas nos locais mais altos do espiral são aquelas que necessitam de menor quantidade de água,e maior quantidade de luz, porém após regá-las , devido o seu formato , quando se rega as partes superiores do espiral , a água escoa suavemente para as partes inferiores, ou seja, as partes mais baixas, que concentra-se em maior número as partículas de água , fazendo com que as espécies de plantas abaixo, que necessitam de maior número de água, tenham a terra mais úmida e molhada, para seu melhor desenvolvimento.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ,
SEGUE ABAIXO OS ENDEREÇOS VIRTUAIS,
ESCLARECA AS SUAS DÚVIDAS NOS ENVIANDO SEU E-MAIL.
GRATOS PELA ATENÇÃO.
CRÉDITOS
ONG CAAPUÃ , CJ CAIPIRA , REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UNESP SOROCABA E IPEC. PIRENÓPOLIS - GOIÁS
INSTITUTO DE PERMACULTURA E ECOVILAS DO CERRADO

" TODOS JUNTOS SOMOS FORTES"
SOLDADO PROTETOR DA TERRA
GUARDIÃO COMBATENTE
ANTICORPO DE GAIA,


JOÃO GILBERTO SALES ALBACH ( GIL )
COORDENADOR EXECUTIVO DA ONG CAAPUÃ.
PRESIDENTE DO GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROTETORES DA TERRA.
MEMBRO DOS COLETIVOS JOVENS DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. -CJ CAIPIRA E CJ CAIÇARA.
HISTORIADOR E ESTUDANTE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DOS PARQUES ESTADUAIS DE
CARLOS BOTELHO E INTERVALES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário