MUTIRÃO DE COLETA DE LIXO REALIZADA NO CORREGO DO PACINHO EM SÃO MIGUEL ARCANJO - SP. - VEJA MATÉRIA ABAIXO

O CORREGO DO PACINHO É MAIS QUE UM RIO, É TAMBÉM UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL, NATURAL, PAISAGÍSTICO E ARQUEOLÓGICO DO MUNICÍPIO, E VEM SOFRENDO IMENSOS PREJUÍZOS DEVIDO AO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS.
O CÓRREGO ATINGE UMA ÁREA CERCA DE 12,8 HA, E CORTA UMA GRANDE EXTENSÃO DE TERRA NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO, E DEVIDO AS AÇÕES IRRACIONAIS DA SOCIEDADE O MESMO VEM SOFRENDO O DESCASO DA POPULAÇÃO COM O AMBIENTE EM QUESTÃO.
AS MARGENS DO PACINHO SOFRE COM A FALTA DA MATA CILIAR, E ESTÁ SENDO TRANSFORMADO AOS POUCOS NO DEPÓSITO MUNICIPAL DE LIXO.
DEVIDO A INTENSIDADE DO PROBLEMA , O CJ CAIPIRA MOBILIZOU A COMUNIDADE LOCAL A PARTICIPAR DAS AÇÕES, ALEGANDO AO POVO A IMPORTÂNCIA DE TAL ATUAÇÃO, E A NECESSIDADE DE COBRAR DOS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO LOCAL PRESENTES NO EVENTO , MAIORES BENEFÍCIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

AS ATIVIDADES CONTOU COM O APOIO DOS GRUPOS "AÇÃO- MIGUEL", "PÉ-COM BOLHA", MEMBROS DA COOPERATIVA DE RESÍDUOS "COOPERARCANJO" E FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS, CONTOU TAMBÉM COM A PRESENÇA DO PREFEITO MUNICIPAL E SEU SECRETÁRIO DE FINANÇAS, QUE COLOCARAM A MÃO NA MASSA E PARTICIPARAM DAS AÇÕES AMBIENTAIS REALIZADAS.( OS REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO ALÉM DE VIVENCIAR O PROBLEMA DA COMUNIDADE EM QUESTÃO, RECEBERAM AS DEVIDAS COBRANÇAS DA POPULAÇÃO DURANTE O EVENTO).

A SITUAÇÃO ERA CRÍTICA EM VÁRIOS PONTOS DO CORREGO,ONDE FORAM RETIRADOS INUMEROS SACOS DE LIXO E ENTULHO, O SUFICIENTE PARA ENCHER AS CAÇAMBAS DOS 3 CAMINHÕES CEDIDOS PELA PREFEITURA MUNICIPAL.
A AÇÃO AMBIENTAL DO MUTIRÃO CONTOU COM A PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO ATIVA DO VEREADOR DUDU TERRA, A DO BIÓLOGO E MEMBRO DA ONG CAAPUÃ CÉLIO, E JOÃO MIGUEL BARBOSA - SUZANO PAPEL E CELULOSE.
A COMUNIDADE AO ENTORNO ENTUSIASMADA PELA AGITAÇÃO, NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA DEMONSTAR SUA CONTRIBUIÇÃO, E LOGO FORNECEU APOIO E PARTICIPAÇÃO.

DURANTE AS ATIVIDADES , O CJ CAIPIRA APRESENTOU AO PREFEITO O LEVANTAMENTO REALIZADO EM ACORDO COM A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, REFERENTE AO CÓDIGO DAS ÁGUAS , CÓDIGO DAS FLORESTAS E CÓDIGO DAS POLITCAS URBANAS, PLEITEANDO O ENTÃO FECHAMENTO DA RUA IRREGULAR QUE FOI CONSTRUIDA NAS MARGENS DO CÓRREGO E EM CIMA DE 4 NASCENTES.

DURANTE AS ATIVIDADES O CJ CAIPIRA COLOCOU PLACAS E OBSTÁCULOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS DA REFERIDA RUA, IMPEDINDO A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS, E REALIZOU O PLANTIO DE MUDAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA PARA A RECUPERAÇÃO DA MATA CILIAR.

DIAS APÓS ESTE ACONTECIMENTO, O CJ CAIPIRA LAVANTOU A PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE UMA PASSARELA E CICLOVIA, ARBORIZADA, E ILUMINADA , PARA EVITAR O FLUXO DE VEÍCULOS QUE ACESSAVAM A RUA EM QUESTÃO, E TENTAR MANTER A INTEGRIDADE DO RIO E SUAS NASCENTES.

DURANTE O ANO , FORAM INCONTÁVEIS AS VEZES EM QUE O CJ CAIPIRA REPLANTOU AS MUDAS E RECOLOCOU OS OBSTÁCULOS E AS PLACAS DE SENSIBILIZAÇÃO, QUE FREQUENTEMENTE ERAM DESTRUIDAS E JOGADAS NO RIO, PARA ABRIR NOVAMENTE A RUA E GARANTIR O ACESSO AOS VÉICULOS DA POPULAÇÃO.

POR FALTA DE APOIO DO PODER PÚBLICO LOCAL, INFELIZMENTE A RUA FOI ATUALMENTE REABERTA ( PELAS MÁQUINAS DA PRÓPRIA PREFEITURA) DANDO CONTINUIDADE A DESTRUIÇÃO DO RIO EM QUESTÃO.
HÁ RUMORES QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO TEM O INTERESSE DE IMPLANTAR UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UMA AVENIDA SOBRE O PACINHO..

" MAIS ISSO É O QUE VEREMOS"

CONTAMOS COM O APOIO DE TODOS

"TODOS JUNTOS SOMOS FORTES"

RECICLANDO SERES HUMANOS

ong.caapua@yahoo.com.br ou gea.protetoresdaterra@yahoo.com.br

SOLDADO PROTETOR DA TERRA
GUARDIÃO COMBATENTE
ANTICORPO DE GAIA

JOÃO GILBERTO SALES ALBACH ( GIL )
COORDENADOR EXECUTIVO DA ONG CAAPUÃ.
PRESIDENTE DO GRUPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROTETORES DA TERRA.
MEMBRO DOS COLETIVOS JOVENS DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. -CJ CAIPIRA E CJ CAIÇARA.
HISTORIADOR E ESTUDANTE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
MEMBRO DO CONSELHO CONSULTIVO DOS PARQUES ESTADUAIS DE
CARLOS BOTELHO E INTERVALES.











Nenhum comentário:

Postar um comentário