CJ- CAIPIRA DIVULGA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE QUE VEM SENDO UTILIZADO EM LARGA ESCALA NAS TERRAS AGRICULTÁVEIS DO BRASIL E MOBILIZA COMUNIDADES PARA A CONSERVAÇÃO E CONSUMO CONCIÊNTE.

ATUALMENTE MUITOS PROPRIETÁRIOS DE TERRAS FÉRTEIS, VEM DEIXANDO DE UTILIZÁ-LAS DE FORMA SUSTENTÁVEL, SEM PREOCUPAÇÃO ÀS DIRETRIZES DE USO E OCUPAÇÃO SUSTENTÁVEL DO SOLO E DOS RECURSOS NATURAIS.
ADERINDO AO PLANTIO DE EUCALIPTO , UMA ESPÉCIE NOCIVA A BIODVERSIDADE E EXÓTICA DE PROCEDÊNCIA AUSTRALIANA, QUE SUGA DIARIAMENTE CERCA DE 300 LITROS DE ÁGUA, ALÉM DE DEGRADAR E ERODIR O SOLO, DEIXANDO-O INFÉRTIL PARA ATIVIDADES DE PRODUÇÃO AGRICOLA ALIMENTAR.
NORMALMENTE UMA ESPECIE DE ÁRVORE NATIVA PRODUZ CERCA DE 200 LITROS DE ÁGUA DIARIAMENTE , ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO EVAPOTRANSPIRAÇÃO. ESTE PROCESSO, DE ORIGEM VEGETAL, CONSISTE NAS TROCAS GASOSAS ENTRE O SOLO, A PLANTA E A ATMOSFERA.
O VAPOR DÀGUA QUE A PLANTA DISPONIBILIZA PARA A ATMOSFERA AUXILIA O PROCESSO DE ABSORÇÃO DE GASES COMO DIÓXIDO DE CARBONO ( PRINCIPAL CAUSADOR DO EFEITO ESTUFA) NOS ESTÔMATOS, UMA ESPÉCIE DE NARIZ DA PLANTA. .
AS MONOCULTURAS DE EUCALIPTO SÃO UM GRANDE PARADIGMA PARA A FAUNA NATIVA . A AUSÊNCIA DE CORREDORES ECOLÓGICOS E O AUMENTO DA FRONTEIRA AGRO-SILVIL REDUZ ACELERADAMENTE O HABITAT, TORNANDO UM GRANDE NÚMERO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.
A FRONTEIRA AGRO-INDÚSTRIAL É IMPULSIONADA POR UMA ILUSÃO CONTEMPORÂNIA DE EXCLUSIVA ABORDAGEM ECONÔMICA, IGNORANDO OS PRESENTES E NECESSÁRIOS PARADIGMAS SOCIOAMBIENTAIS.
A INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE NÃO INTERROMPE SUA DESTRUIÇÃO APÓS O CORTE DA MADEIRA. PARA SEU TRANSPORTE SÃO GASTOS INFINDÁVEIS BARRIS DE PETRÓLEO ( COMBUSTÍVEL). ESTA MATERIA PRIMA AO CHEGAR A INDÚSTRIA, É PICADA E TRANSFORMADA EM PEQUENOS PEDAÇOS QUE SERÃO COZIDOS NUM LÍQUIDO PARA TRATAMENTO QUÍMICO SOB ALTA TEMPERATURA E PRESSÃO. ESTE PROCESSO
PRODUZ UM EFLUENTE ALTAMENTE TÓXICO E POLUENTE CONHECIDO COMO "LICOR NEGRO".
A MASSA PRODUZIDA NO DIGESTOR DEVE SER PURIFICADA ATRAVÉS DE LAVAGEM, FILTRAGEM E PRENSA. O RESULTADO É UMA MASSA ÚMIDA DE COR PARDA. PARA O CLAREAMENTO SÃO UTILIZADOS COMPOSTOS DE ÓXIGÊNIO E CLORO (ALTAMENTE TÓXICO).
A MASSA É SECA, PENEIRADA E PRENSADA. AS PLACAS FORMADAS SÃO GROSSAS E APÓS EMBALADAS SERÃO DESTINADAS A INDÚSTRIA DE PAPEL.
NAS FÁBRICAS DE PAPEL A CELULOSE É MISTURADA NUM TANQUE QUE SEPARA AS FIBRAS E RECEBE NOVOS ALVEJANTES PARA ADQUIRIR COLORAÇÃO BRANCA, ALÉM DE ALGUNS TIPOS DE COLA.
A CELULOSE PRECISA SER NOVAMENTE SECA POR PRENSAS E CILINDROS QUE EM MEIO DE VAPOR ESTICAM E DEFINEM A ESPESSURA DO PAPEL.
E ESTE, ESTÁ FINALMENTE PRONTO.
MAS..... PARA TODO ESTE PROCESSO ACONTECER , A TERRA SOFRE COM OS IMPACTOS GERADOS PELA NECESSIDADE DO CONSUMO DOS SERES HUMANOS.
PORTANTO PARA TORNARMOS MAIS TÊNUE OS IMPACTOS NEGATIVOS SOBRE O MEIO AMBIENTE, FAZ-SE NECESSÁRIO A TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE PROCUREM EMPRESAS QUE GERENCIEM SEUS IMPACTOS E SUAS NECESSIDADES DE CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS.
APARENTEMENTE É UM GRANDE DESAFIO, ENTRETANTO, A BUSCA POR ESTAS EMPRESAS: ECOEFICIÊNTES, DE ADEQUADA GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL, É NESTE MOMENTO UMA OBRIGAÇÃO DO CONSUMIDOR QUE DESEJA O BEM ÁS FUTURAS GERAÇÕES TAL COMO A ELE MESMO.
" TUDO QUE ACONTECE COM A TERRA , LOGO ACONTECERÁ COM OS FILHOS E FILHAS DA TERRA".
( A CARTA DA DEVASTAÇÃO DA AMÉRICA DO NORTE- AUTOR : CHEFF SEATLE )
"TODOS JUNTOS FORTES"
RECICLANDO SERES HUMANOS
SOLDADO PROTETOR DA TERRA
GUARDIÃO COMBATENTE E
ANTICORPO DE GAIA
JOÃO GILBERTO SALES ALBACH- ( GIL)
ONG CAAPUÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário