CJ CAIPIRA PROMOVE O PROJETO "VIVA VILA", EM UMA AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO, ATITUDE E SOLIDARIEDADE NO JARDIM TAVARES.

O EVENTO REALIZADO NO DIA 21 DE OUTUBRO DE 2007, NO JARDIM TAVARES, TEVE COMO OBJETIVO A INCLUSÃO SOCIAL E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL, PARA A ATUAÇÃO PARTICIPATIVA EM BENEFÍCIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.
FORAM DESENVOLVIDAS ENUMERAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS, QUE ESTAVAM FUNDAMENTADAS EM DIRETRIZES ECODIDÁTICO LÚDICO PEDAGÓGICAS, PRINCIPIOS DE CIDADANIA, RESPONSABILIDADES HUMANAS, POLITICAS PÚBLICAS, PEDAGOGIA AMBIENTAL E EDUCOMINICARTIVISMO ( EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, ARTE E ATIVISMO).
A COMUNIDADE LOCAL PARTICIPOU DAS GINCANAS E BRINCADEIRAS, QUE FORAM DIRECIONADAS ATRAVÉS DE BRINQUEDOS FABRICADOS APARTIR DE DIVERSOS MATERIAIS REUTILIZADOS.
FORAM FEITAS EXIBIÇÕES TEATRAIS COM O GRUPO DE ALUNAS DA ESCOLA "MARIA ELISA DE OLIVEIRA" CHAMADO "AS BLINDADAS",COM A PARTICIPAÇÃO DO MÚSICO "CHICO MESTIÇO", OS QUAIS APRESENTARAM A PEÇA BASEADA NA "CARTA DE 2070".
DURANTE O EVENTO FORAM REALIZADAS ENÚMERAS OFICINAS PRÁTICAS, TAIS COMO, A ÁRVORE DOS SONHOS, MURO DAS LAMENTAÇÕES, TEATRO, CONSTRUÇÃO DE FANTOCHES, RODAS DE CONVERSA E DEBATE COLETIVO FRENTE AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO LOCAL.
AS INFORMAÇÕES COLETADAS DURANTE A APLICAÇÃO DAS OFICINAS ( ÁRVORE ( VILA ) DOS SONHOS E MURO DAS LAMENTAÇÕES) , FORAM EXPOSTAS NA CAMARA MUNICIPAL COMO ATRIBUTO DE PROTESTOS DEMONSTRANDO AS DEMANDAS DE NECESSIDADES DA COMUNIDADE EM QUESTÃO.
A OFICINA TEATRAL FOI ERIGIDA PELO ATOR E DIRETOR DE TEATRO "GEORGE BENTO", PARCEIRO E MEMBRO DO CJ CAIPIRA.
APÓS O TÉRMINO DAS ATIVIDADES FORAM DOADAS CESTAS DE ALIMENTOS, CORRESPONDENTE AO NUMERO DE FAMÍLIAS DA COMUNIDADE, EM FORMA DE SOLIDARIEDADE , HUMANISMO E COMBATE AS NECESSIDADES ALIMENTARES DA POPULAÇÃO.
O PROJETO CONTOU COM O PLANTIO DE MUDAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA COMO ATO SIMBÓLICO E FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COLETIVO COMBATENDO O AQUECIMENTO GLOBAL E A DESTRUIÇÃO DOS RIOS, DEVOLVENDO O RESPEITO A VIDA NA TERRA.
O PLANTIO FOI REALIZADO COM MORADORES DO JARDIM TAVARES E ALUNOS DA ESCOLA "ARCY PRESTES", NAS MARGENS DO CÓRREGO DO GUAPÉ.
AGRADECIMENTOS:
GRAÇAS A PARCERIA COM O MÚSICO E HISTORIADOR O SR.VEREADOR "DUDU TERRA"- PPS- FORAM ADQUIRIDOS CERCA DE 600 KILOS DE ALIMENTOS, QUE FORAM DOADOS AO CJ CAIPIRA ATRAVÉS DO "FESTIVAL LOLO TERRA" , UM EVENTO MUSICAL SOLIDÁRIO QUE VISA RESGATAR A MEMÓRIA DE SEU PAI O ARTISTA, COMPOSITOR E MÚSICO "LOLO TERRA", ALÉM DE VALORIZAR A ARTE MUSICAL E CULTURAL DO MUNICIPIO.
O VEREADOR " DUDU TERRA", APOIADOR DOS PROJETOS E AÇÕES DO CJ CAIPIRA , DISPONIBILIZOU RECURSOS AUDITIVOS, PALANQUE E MESAS E CADEIRAS PARA A POPULAÇÃO SEM MEDIR ESFORÇOS.
AGRADECEMOS AO "ARROZ GRANJEIRO" QUE ATRAVÉS DA PARCERIA COM A PROMOTORA DE VENDAS "JANAÍNA", QUE DISPONIBILIZOU AO CJ CAIPIRA ENUMERAS SACAS DE ARROZ COM A FINALIDADE SOLIDÁRIA DE PARTICIPAÇÃO E AJUDA AO PROPÓSITOS DO PROJETO.
AGRADECEMOS TAMBÉM AO SR. EMPRESÁRIO "ROBERTO FALLOPA" QUE DOOU 20 KILOS DE FARINHA DE MILHO DE SUA FÁBRICA, COM O PROPÓSITO DE BENEFICIAR AS PESSOAS CARENTES.
AGRADECEMOS TAMBÉM A TODOS OS ENVOLVIDOS E COLABORADORES DO EVENTO, E TAMBÉM AOS MEMBROS DO COLETIVO JOVEM CAIPIRA, QUE GRAÇAS AO ESFORÇO DE SEU TRABALHO , VIERAM A REALIZAR UM EXCELENTE TRABALHO.
" SEJA VOCÊ A LUZ CUJOS RAIOS ILUMINAM O MUNDO".
RECICLANDO SERES HUMANOS
"TODOS JUNTOS FORTES"
RECICLANDO SERES HUMANOS
SOLDADO PROTETOR DA TERRA
GUARDIÃO COMBATENTE E
ANTICORPO DE GAIA
JOÃO GILBERTO SALES ALBACH- ( GIL)
ONG CAAPUÃ.

CJ- CAIPIRA DIVULGA O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PAPEL E CELULOSE QUE VEM SENDO UTILIZADO EM LARGA ESCALA NAS TERRAS AGRICULTÁVEIS DO BRASIL E MOBILIZA COMUNIDADES PARA A CONSERVAÇÃO E CONSUMO CONCIÊNTE.

ATUALMENTE MUITOS PROPRIETÁRIOS DE TERRAS FÉRTEIS, VEM DEIXANDO DE UTILIZÁ-LAS DE FORMA SUSTENTÁVEL, SEM PREOCUPAÇÃO ÀS DIRETRIZES DE USO E OCUPAÇÃO SUSTENTÁVEL DO SOLO E DOS RECURSOS NATURAIS.
ADERINDO AO PLANTIO DE EUCALIPTO , UMA ESPÉCIE NOCIVA A BIODVERSIDADE E EXÓTICA DE PROCEDÊNCIA AUSTRALIANA, QUE SUGA DIARIAMENTE CERCA DE 300 LITROS DE ÁGUA, ALÉM DE DEGRADAR E ERODIR O SOLO, DEIXANDO-O INFÉRTIL PARA ATIVIDADES DE PRODUÇÃO AGRICOLA ALIMENTAR.
NORMALMENTE UMA ESPECIE DE ÁRVORE NATIVA PRODUZ CERCA DE 200 LITROS DE ÁGUA DIARIAMENTE , ATRAVÉS DE UM PROCESSO CHAMADO EVAPOTRANSPIRAÇÃO. ESTE PROCESSO, DE ORIGEM VEGETAL, CONSISTE NAS TROCAS GASOSAS ENTRE O SOLO, A PLANTA E A ATMOSFERA.
O VAPOR DÀGUA QUE A PLANTA DISPONIBILIZA PARA A ATMOSFERA AUXILIA O PROCESSO DE ABSORÇÃO DE GASES COMO DIÓXIDO DE CARBONO ( PRINCIPAL CAUSADOR DO EFEITO ESTUFA) NOS ESTÔMATOS, UMA ESPÉCIE DE NARIZ DA PLANTA. .
AS MONOCULTURAS DE EUCALIPTO SÃO UM GRANDE PARADIGMA PARA A FAUNA NATIVA . A AUSÊNCIA DE CORREDORES ECOLÓGICOS E O AUMENTO DA FRONTEIRA AGRO-SILVIL REDUZ ACELERADAMENTE O HABITAT, TORNANDO UM GRANDE NÚMERO DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.
A FRONTEIRA AGRO-INDÚSTRIAL É IMPULSIONADA POR UMA ILUSÃO CONTEMPORÂNIA DE EXCLUSIVA ABORDAGEM ECONÔMICA, IGNORANDO OS PRESENTES E NECESSÁRIOS PARADIGMAS SOCIOAMBIENTAIS.
A INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE NÃO INTERROMPE SUA DESTRUIÇÃO APÓS O CORTE DA MADEIRA. PARA SEU TRANSPORTE SÃO GASTOS INFINDÁVEIS BARRIS DE PETRÓLEO ( COMBUSTÍVEL). ESTA MATERIA PRIMA AO CHEGAR A INDÚSTRIA, É PICADA E TRANSFORMADA EM PEQUENOS PEDAÇOS QUE SERÃO COZIDOS NUM LÍQUIDO PARA TRATAMENTO QUÍMICO SOB ALTA TEMPERATURA E PRESSÃO. ESTE PROCESSO
PRODUZ UM EFLUENTE ALTAMENTE TÓXICO E POLUENTE CONHECIDO COMO "LICOR NEGRO".
A MASSA PRODUZIDA NO DIGESTOR DEVE SER PURIFICADA ATRAVÉS DE LAVAGEM, FILTRAGEM E PRENSA. O RESULTADO É UMA MASSA ÚMIDA DE COR PARDA. PARA O CLAREAMENTO SÃO UTILIZADOS COMPOSTOS DE ÓXIGÊNIO E CLORO (ALTAMENTE TÓXICO).
A MASSA É SECA, PENEIRADA E PRENSADA. AS PLACAS FORMADAS SÃO GROSSAS E APÓS EMBALADAS SERÃO DESTINADAS A INDÚSTRIA DE PAPEL.
NAS FÁBRICAS DE PAPEL A CELULOSE É MISTURADA NUM TANQUE QUE SEPARA AS FIBRAS E RECEBE NOVOS ALVEJANTES PARA ADQUIRIR COLORAÇÃO BRANCA, ALÉM DE ALGUNS TIPOS DE COLA.
A CELULOSE PRECISA SER NOVAMENTE SECA POR PRENSAS E CILINDROS QUE EM MEIO DE VAPOR ESTICAM E DEFINEM A ESPESSURA DO PAPEL.
E ESTE, ESTÁ FINALMENTE PRONTO.
MAS..... PARA TODO ESTE PROCESSO ACONTECER , A TERRA SOFRE COM OS IMPACTOS GERADOS PELA NECESSIDADE DO CONSUMO DOS SERES HUMANOS.
PORTANTO PARA TORNARMOS MAIS TÊNUE OS IMPACTOS NEGATIVOS SOBRE O MEIO AMBIENTE, FAZ-SE NECESSÁRIO A TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE PROCUREM EMPRESAS QUE GERENCIEM SEUS IMPACTOS E SUAS NECESSIDADES DE CONSUMO DE RECURSOS NATURAIS.
APARENTEMENTE É UM GRANDE DESAFIO, ENTRETANTO, A BUSCA POR ESTAS EMPRESAS: ECOEFICIÊNTES, DE ADEQUADA GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL, É NESTE MOMENTO UMA OBRIGAÇÃO DO CONSUMIDOR QUE DESEJA O BEM ÁS FUTURAS GERAÇÕES TAL COMO A ELE MESMO.
" TUDO QUE ACONTECE COM A TERRA , LOGO ACONTECERÁ COM OS FILHOS E FILHAS DA TERRA".
( A CARTA DA DEVASTAÇÃO DA AMÉRICA DO NORTE- AUTOR : CHEFF SEATLE )
"TODOS JUNTOS FORTES"
RECICLANDO SERES HUMANOS
SOLDADO PROTETOR DA TERRA
GUARDIÃO COMBATENTE E
ANTICORPO DE GAIA
JOÃO GILBERTO SALES ALBACH- ( GIL)
ONG CAAPUÃ.

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE DA ESCOLA "JOAQUIM NUNES VIEIRA" NO BAIRRO DO RETIRO- SÃO MIGUEL ARCANJO -SP

DURANTE A SEMANA DE MEIO AMBIENTE, O CJ CAIPIRA VEIO A DESENVOLVER DINÂMICAS, GINCANAS AMBIENTAIS E PALESTRAS SEGUIDAS DE APRESENTAÇÕES ÁUDIO VISUAIS, NA ESCOLA "JOAQUIM NUNES VIEIRA", NO BAIRRO DO RETIRO.
AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS FORAM APLICADAS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, QUE VISAM A INTEGRAÇÃO DO HOMEM À NATUREZA, SENSIBILIZANDO E REEDUCANDO AS NOVAS GERAÇÕES, FRENTE AOS DANOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM NO PLANETA TERRA.
O EVENTO CONTOU COM O APOIO NA ORGANIZAÇÃO , DO COMPETENTÍSSIMO DIRETOR E PROFESSOR "BRANCO", QUE JUNTO À PROFESSORA AMBIENTALISTA "DENISE MOLITOR" E OS DEMAIS EDUCADORES REPRESENTANTES DO CORPO TÉCNICO ESCOLAR DA E.M.E.I.F "JOAQUIM NUNES VIEIRA".
E DO REPRESENTANTE E PRESIDENTE DOS AGRICULTORES DA COMUNIDADE LOCAL, E MEMBRO DO PROGRAMA DE MICROBACIAS DO CATI ( COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA INTEGRADA) O "SR. ELISEU GOMES", E AS COMUNIDADES DO BAIRRO DO RETIRO, FERREIRADA E JUSTINADA, QUE REALIZARAM UM ENCANTADOR E MARAVILHOSO TRABALHO.
O SISTEMA EDUCACIONAL DESENVOLVIDO É REFERÊNCIA DE PEDAGÓGIA AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO MUNICÍPIO, GRAÇAS AOS ESFORÇOS E TRABALHO COLETIVO DA DIREÇÃO E DA FRENTE ESCOLAR DA E.M.E.I.F "JOAQUIM NUNES VIEIRA".
" SOMOS A MUDANÇA QUE QUEREMOS NO MUNDO" ( MAHATMA GHANDI )
RECICLANDO SERES HUMANOS
" TODOS JUNTOS SOMOS FORTES"
SOLDADO PROTETOR DA TERRA.
GUARDIÃO COMBATENTE E
ANTICORPO DE GAIA.
JOÃO GILBERTO SALES ALBACH - ( GIL )
ONG CAAPUÃ
.